sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Pão de hamburguer ou de hot dog

Estava com vontade de comer um hamburguer, mas não tinha pão em casa, aí lembrei dessa receita que já tinha visto e fiquei com vontade de testar. Foi a ocasião perfeita!
 
Essa receita eu peguei no blog Pecado da Gula, da Akemi. Ela prepara receitas maravilhosas! E, adoro os pães que ela apresenta! É cada um melhor que o outro!
 
A receita segue na íntegra da forma que ela faz... (preparei apenas meia receita - renderam 4 pães grandes).


 

Massa para pão de hamburguer ou hot dog:
Levemente adaptado daqui.

* xícara de 240ml

1 xícara de leite
1/2 xícara de água
1/4 xícara de manteiga sem sal amolecida (50g)
4½ xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento seco para pão (10g)
2 colheres (sopa) de açúcar
1½ colher (chá) de sal
1 ovo extra

Numa panelinha, coloque o leite, a água e a manteiga e leve ao fogo até ficar morno.
Numa vasilha grande, coloque 2 xícaras de farinha de trigo, o fermento seco, a açúcar e o sal. Despeje o leite morno e o ovo e mexa bem. Vá adicionando 1/2 xícara de farinha de trigo por vez até começar a ficar muito pesado para misturar. Despeje a massa na mesa levemente enfarinhada e comece a sovar até ficar lisa e elástica (cerca de 10 a 15 minutos). A massa é bem pegajosa mas resista à vontade de colocar mais farinha para não deixar o pão pesado depois. Vá sovando que a massa vai "secando" e desgrudando das mãos.
Na receita original, a partir daqui já se divide a massa em 12 porções e modela em bolinhas levemente achatadas. Deixe fermentar por 35 a 40 minutos e asse em forno preaquecido a 200˚C por 10 a 12 minutos.
Eu já fiz da minha maneira de sempre, depois de sovada, modelei a massa numa bola e coloquei de volta na vasilha. Cobri com filme plástico e pano de prato e deixei descansar até dobrar de tamanho (cerca de 40 minutos). Dei alguns soquinhos na superfície para retirar o gás acumulado e tirei da vasilha. Dividi a massa em 12 porções e modelei em bolinhas. Cobri com um pano de pano molhado e bem torcido e deixei descansar por 10 minutos. Modelei novamente em bolinhas, coloquei numa assadeira untada e enfarinhada e dei uma leve achatada. Fiz o mesmo com o restante das bolinhas, deixando uma distância de 5cm entre uma bolinha e outra. Cobri com filme plástico bem frouxo mais o pano de prato úmido e deixei fermentar mais 25~30 minutos. Se quiser, pincele ovo batido e jogue um pouco de gergelim branco na superfície antes de levar ao forno preaquecido a 200˚C por cerca de 20 minutos ou até dourar levemente. Deixe esfriar sobre uma grade.
Para fazer pão para hot dog, depois de modelar as bolinhas, abra cada uma num retângulo de 15x10cm e enrole como rocambole. Deixe fermentar e asse.

 

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Panquecas de carne moída... Para um feriado preguiçoso...

Feriadão, sozinha em casa e a preguiça tomando conta da pessoa que vos escreve...

Preparei a panqueca só pra mim, então, foi tudo em quantidade reduzida...



Ingredientes:

Massa (rendimento: 2 panquecas)
  • 1 ovo;
  • 1 colher (sopa) de óleo de milho;
  • 1/2 xícara (chá) de leite;
  • 3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 pitada de noz moscada;
  • 1/2 colher (chá) de fermento químico.
Recheio:
  • Carne moída que já estava preparada na geladeira;
  • Requeijão (tipo catupiry).
Outros ingredientes:
  •  Molho de tomate pronto;
  • Queijo parmesão ralado.
Preparo:
 
Massa -> Junte todos os ingredientes da massa no copo do liquidificador e bata por 1 minuto mais ou menos. Coloque em um recipiente que seja de fácil manuseio e reserve (coloco em uma jarrinha pequena). Deixe essa massa descansar por uns cinco minutos.
Aqueça uma frigideira anti-aderente (usei uma de 22 cm de diâmetro), unte com um pouco de óleo e coloque a metade dessa massa, mexa a frigideira para a massa espalhar bem. Depois que você perceber que a massa já cozinhou de um lado, vire a panqueca para dourar um pouquinho do outro lado. Retire a panqueca da frigideira e repita o processo com o restante da massa. Não precisa untar novamente a frigideira.
 
Montagem -> Depois que os discos de massa estavam prontos, coloquei uma boa quantidade de carne moída no centro da massa, acrescentei um pouco de requeijão e enrolei a massa deixando a borda que fica visível para baixo. Coloquei um pouco de molho de tomate sobre as panquecas já recheadas, polvilhei queijo parmesão e aqueci as panquecas por 1 minutinho no micro-ondas.
 
Servi a panqueca com uma salada de alface (lisa e americana) e tomate (que já tinha na geladeira) e com legumes cozidos (seleta de legumes- daquelas congeladas que aqueci também no micro-ondas).

OBS.: Quando as preparei não quis que sobrasse para comer depois, então utilizei a massa para 2 discos, mas dá pra fazer uns 4 discos mais fininhos. Vai depender de como você gosta da massa.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Bolinho de baunilha

Esse bolinho é maravilhoso! Sempre preparo para levar como lanche para o trabalho e também utilizo essa massa para preparar cupcakes.





Essa receita rende 12 unidades.

Ingredientes:
  • 1 e 1/2 de xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 3/4 de colher (chá) de bicarbonato de sódio;
  • 1/4 de colher (chá) de sal;
  • 1 colher (chá) de fermento;
  • 3/4 de xícara (chá) de açúcar;
  • 1/3 de xícara (chá) de óleo de milho ou canola;
  • 1 ovo;
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha;
  • 3/4 de xícara (chá) de butermilk (prepare colocando 1 colher de sopa de vinagre branco em 1 xícara de chá de leite - misture, deixe descansar por 10 minutos e já pode utilizar).
Preparo:
 
Comece arrumando as forminhas de papel próprias para cupcakes na forma de muffins/ cupcakes ou mesmo em forminhas para empadas. Reserve. Ligue o seu forno a uma temperatura de 180º e deixe aquecer enquanto você prepara a receita.
 
Penere a farinha de trigo, o bicarbonato e o sal em um recipiente e reserve.
Com o auxílio da batedeira, bata o açúcar, o óleo, o ovo e a essência de baunilha até ficar um creme homogêneo. Alternadamente, acrescente a esse creme a farinha de trigo com o butermilk e continue batendo até ficar homogêneo. Acrescente o fermento batendo rapidamente, só para misturar.
 
Despeje a massa nas forminhas enchendo no máximo 3/4 das mesmas. Leve ao forno por cerca de 22 minutos. Retire do forno e deixe os bolinhos descansando por uns 5 minutinhos dentro da forma. Depois desse tempo, retire-os da forma e deixe terminar de esfriar sobre uma grade.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Arroz de festa

Preparo esse arroz em ocasiões especiais ou quando quero fazer uma comida mais caprichada para fugir do trivial... Fica uma delícia!


Ingredientes:
  • 1 cenoura pequena ralada;
  • 2 xícaras (chá) de arroz;
  • 1 colher (chá) de alho triturado;
  • 1 colher (sopa) de óleo;
  • 1 caldo de galinha ou o caldo próprio para arroz (pode ser o de tablete ou o em pó);
  • Sal a gosto;
  • 4 xícaras (chá) de água quente;
  • 1/2 xícara (chá) de uvas passas;
  • Azeitonas a gosto (fatiadas).
Preparo:
 
Lave o arroz e deixe-o escorrer em uma peneira até secar.
Em uma panela, aqueça o óleo e refogue o alho. Junte a cenoura ralada e o caldo. Dê uma refogada e acrescente o arroz. Deixe o arroz fritar por uns 2 minutinhos e acrescente a água. Acrescente sal a gosto (caso seja necessário). Tampe a panela e deixe o arroz cozinhar até secar a água por completo. Desligue o fogo, acrescente as uvas passas e as azeitonas fatiadas. Misture tudo e sirva a seguir.
 
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...