sexta-feira, 29 de abril de 2011

Feijão de coco

Imprimir postagem

Esse é um dos pratos que aprendi a fazer com a minha mãe. Desde criança que o feijão de coco é tradição no almoço da Sexta-feira Santa feito por minha mãe e, esse foi o primeiro ano que preparei na minha casa, num almoço que reuniu a minha família por parte de mãe depois do falecimento da minha avó.
A receita é simples, tem um preparo rápido... o mais demorado é cozinhar o feijão e tem um sabor que fica marcado em sua memória... Pelo menos na minha, lembra o período de Páscoa e as reuniões em família que acontecem sempre nessa data.
Vamos aos ingredientes:

  • 500g de feijão mulatinho ou carioquinha cozido apenas em água e sal;
  • 1 cebola média cortada em pedaços;
  • 1 colher(café) de cominho;
  • 1 colher(chá) de colorau;
  • 1/2 pimentão verde cortado em pedaços;
  • Um maço pequeno de coentro e cebolinha picados;
  • 300 ml de leite de coco (o natural deixa mais saboroso do que o industrializado);
  • 1 colher(sopa) de vinagre;
  • Sal a gosto se precisar.

Preparo:

Cozinhe o feijão em água e sal, deixe-o amornar e passe no liquidificador com o caldo para virar um creme. Passe esse creme na peneira e volte com ele para uma panela, reserve.
Bata também no liquidificador a cebola, o pimentão, o coentro e a cebolinha, o cominho, o colorau e o vinagre formando uma pasta. Junte ao creme de feijão, acrescente o leite de coco e leve ao fogo para dar uma fervura. Utilize uma colher de pau de vez em quando para dar uma misturada e o creme não grudar no fundo da panela, corrija o sal e você perceberá que ficará um creme mais encorpado do que no início do preparo. Geralmente o servimos com arroz, farinha de mandioca(que não pode faltar nas refeições dos pernambucanos) e peixe ao molho de coco. 

É um prato que rende bastante! Essa quantidade serve cerca de 8 pessoas.

7 comentários:

  1. Esse é o feijao da minha mae. Muito gostodo mesmo.

    ResponderExcluir
  2. esse sabor é muito bom. podia ser feito sempre.

    ResponderExcluir
  3. Amei, é isso mesmo parabéns

    ResponderExcluir
  4. Uauuuuadorei esse eu comia na pascoa com meus pais que já se foram 🙌 vou fazer agora.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom esse era o meu também.vou fazer hoje 😍

    ResponderExcluir
  6. Obrigado por compartilhar! Estava procurando uma receita que fosse igual a da minha vó. Parabens! Sou de Recife também! Vou fazer para o almoço da semana santa! Valeu

    Francisco Guerra.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em receber seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...